O que é PSICOLOGIA?
A psicologia envolve muito mais do que o comportamento anormal e maneiras de se obter amigos e influenciar pessoas. Ela está relacionada com a maneira como percebemos cores, como a fome é regulada pelo cérebro, se chimpanzés podem usar a linguagem para se comunicar, entre outros tópicos.
E porque a psicologia é fascinante?
Pelo menos pra mim, uma das razões é que ela é prática. Oferece uma gama de informações sobre tópicos que interessam a todos nós, que vão desde questões sociais- por exemplo, como reduzir a incidência de doença mental- até questões altamente pessoais- por exemplo, como aumentar seu autocontrole. Outra razão pela qual me atrai é que ela representa o modo de pensar. Todos nós estamos sujeitos a indagações sobre questões psicológicas. Ouvimos dizer, por exemplo, que mulheres e homens têm habilidades diferentes, ou que a violência na TV tem efeito nocivo sobre as crianças. Como ciência, a psicologia exige que pesquisadores façam perguntas precisas a respeito de tais assuntos e que testem suas ideias por meio de observação sistemática, o que encoraja uma dose saudável de pensamento crítico. A longo prazo, isso significa que a psicologia oferece meios para se desenvolver em um conhecimento preciso e confiável.
Claro que não se pode esperar na psicologia o sentido da vida ou o segredo da felicidade, pois isso é tão pessoal como o DNA de cada um, mas sim uma abordagem para a investigação de questões que têm provado ser muito úteis.
Quero dizer a você, que os psicólogos estudam uma enorme variedade de assuntos, desde a acrofobia (medo de altura) até a zoofobia (medo de animais), desde a solução de problemas por primatas até a linguagem simbólica dos sonhos. Estudam sobre todas as fases da vida humana, do desenvolvimento do útero até estágios emocionais pelo quais pessoas passam no processo da morte e, ainda, comportamentos observáveis como: o comer, o lutar e a escolha do parceiro, dentre outros. Também investigam profundamente como os hormônios afetam as emoções e o cérebro registra a dor, estudam o comportamento de inúmeras espécies, dos humanos aos gatos, dos macacos às mariposas. Essa rica diversidade é, para mim, o aspecto mais atraente da psicologia.
A resposta então é que a psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos fisiológicos e cognitivos subjacentes ao comportamento, e é a profissão que aplica o conhecimento acumulado desta ciência a problemas práticos.
Livro: Temas e variações: Introdução à Psicologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário