As emoções são dadas por Deus e constituem reações espontâneas aos eventos de vida.
Cada pessoa percebe um determinado acontecimento de forma particular que, por sua vez. gera uma emoção que provoca, no mínimo, três reações:
- comoção desenfreada, que se torna destrutiva para ela mesmo e para os demais;
- negação de sua validade;
- direcionamento da emoção de maneira apropriada e saudável para situação.
As emoções, em si mesma, não são boas nem ruins. O problema reside nos pensamentos que geram emoções e nos comportamentos dela resultantes.
Como são espontâneas, as emoções não duram por um longo período, a não ser que sejam nutridas pela mente e pela vontade. São uma luz de advertência para nos lembrar de reexaminar o que estamos pensando.
Por isso, Paulo não condena a ira (uma emoção que indica que um limite foi ultrapassado), mas aconselha os efésios a lidar com ela rapidamente.
A ira, quando somada a mágoa e a vergonha, pode transformar-se em amargura e propiciar terreno fértil para outras tentações.
Quando a pessoa se envergonha por ter uma reação emocional, como medo ou ira, sua tendência é proteger-se bloqueando suas emoções e deixando de percebê-las conscientemente. Constrangida pela vergonha, ela é incapaz de expressar a emoção de maneira adequada e saudável. Como as emoções são interligadas, negar emoções dolorosas também significa enterrar as agradáveis, e o resultado costuma ser um entorpecimento emocional.
As Escrituras a desafiam a identificar suas emoções e a aprender a canalizá-las para uma atitude positiva. Quando as lembranças dolorosas emergirem, você pode levá-las a Deus para serem curadas e restauradas, permitindo que ele remova a vergonha vinculada a tais lembranças.
(Ler salmo 133)
Música: Amanhã- Guilherme Arantes
Amanhã!
Será um lindo dia
Da mais louca alegria
Que se possa imaginar
Amanhã!
Redobrada a força
Prá cima que não cessa
Há de vingar
Amanhã!
Mais nenhum mistério
Acima do ilusório
O astro rei vai brilhar
Amanhã!
A luminosidade
Alheia a qualquer vontade
Há de imperar!
Amanhã!
Está toda a esperança
Por menor que pareça
Existe e é prá vicejar
Amanhã!
Apesar de hoje
Será a estrada que surge
Prá se trilhar
Amanhã!
Mesmo que uns não queiram
Será de outros que esperam
Ver o dia raiar
Amanhã!
Ódios aplacados
Temores abrandados
Será pleno!
Nenhum comentário:
Postar um comentário