O ritmo de construção do pensamento no mundo moderno acelerou-se doentiamente, gerando a síndrome do pensamento acelerado (SPA). Os jovens estão desenvolvendo coletivamente a SPA. Essa síndrome faz com que eles procurem ansiosamente novos estímulos para excitar suas emoções e, quando não os encontram, ficam agitados e inquietos. As salas de aula tornaram-se um canteiro de tédio e estresse em que os alunos não se concentram e têm pouco interesse em aprender.
Os professores são como cozinheiros que elaboram alimentos para uma plateia sem apetite. Os conflitos em sala de aula estão fazendo os professores adoecerem coletivamente no mundo todo.
No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela Academia de Inteligência, 92% dos educadores estão com três ou mais sintomas de estresse e 41% com dez ou mais, dos quais se destacam: cefaleia, dores musculares, excesso de sono, irritabilidade. Eles só conseguem trabalhar prejudicando intensamente sua qualidade de vida.
A educação incorporou muitas teorias, mas não levou em consideração o maior educador do mundo. Se as escolas estudassem e usassem a psicopedagogia e os princípios da inteligência do Mestre dos Mestres (Jesus), certamente ocorreria uma renovação em sala de aula.
O que é EDUCAR?
Educar é produzir um ser humano feliz e sábio. Educar é produzir pessoas que amam o espetáculo da vida. Desse amo emana a fonte da inteligência. Educar é produzir uma sinfonia em que rimam dois mundos: o das ideias e das emoções.
Se as escolas conhecessem os procedimentos educacionais que Jesus aplicou, não apenas formariam pessoas saudáveis, mas investiriam na qualidade de vida de seus professores. Apesar de os educadores serem os profissionais mais nobres da sociedade, poucos os valorizam. Os psiquiatras tratam de pessoas doentes, e os juízes julgam os réus. E os professores? Eles educam os indivíduos para que não tenham transtorno psquíco nem se sentem nos bancos dos réus. Embora desvalorizados, os professores são os alicerces da sociedade. Eles precisam ter subsídios para resolver os conflitos em sala de aula, educar a emoção dos alunos e fazer laboratórios de desenvolvimento da inteligência.
"Aprender é descobrir aquilo que já sabemos. Fazer é demonstrar que você sabe disso. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tão bem quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores e professores."
Richard Bach
Trecho do livro: O Mestre do Amor: Jesus, o maior exemplo de sabedoria, perseverança e compaixão. Augusto Cury