...o “mundo” não foge
Por vezes é engraçado parar numa esplanada e simplesmente observar. Observar os pássaros, as árvores, as pessoas... «Para onde “correm” as pessoas?», é uma pergunta que por vezes me ocorre.Muitos de nós, principalmente quando vivemos nas grandes cidades, nem damos conta que nos movemos com rapidez, de semblante carregado e com o olhar vazio de quem não está no presente mas já se encontra no destino para onde se dirige. No trânsito, então, isto ainda parece mais evidente...
É caricato pensar que a maioria de nós anda sempre tão apressado para chegar ao destino que não nem nos apercebemos que o destino final é, afinal, o nosso próprio fim. Quanto mais pressa tivermos, mais depressa lá chegamos.
Vamos adiando a felicidade em prol de objectivos que nos são (auto?)impostos e quando temos uma pausa para “fazer nada”, gastamos o tempo a “olhar pelo “retrovisor”, “ruminando” no que fizemos ou, na maioria das vezes, no que os outros, ou o mundo nos fez a nós.
É no intervalo entre estes dois momentos (“correr” para o futuro vs “ruminar” no passado) que a Vida acontece. Da mesma forma que a água de um rio só passa uma vez no mesmo local, também o mesmo acontece com a Vida, que só acontece agora, no preciso momento em que está a ler este texto. O que foi já ninguém nos pode tirar. Mas para isso tivemos que “estar lá”, presentes, para o testemunhar, para o viver.
Caso queira “estar lá” mais vezes, sugiro que nutra e desenvolva essa capacidade. Existem várias actividades que pode realizar para esse efeito. Poderá, por exemplo, incluir na sua rotina diária pequenas pausas para relaxar. Podem ser 3 minutos onde a sua única preocupação seja apenas respirar fundo, nada mais. Podem ser pequenos “passeios” do carro para o trabalho, ou então optar por ir consciente pelas escadas em vez de pelo elevador.
Podem ser apenas momentos onde levanta a cabeça do computador e olha simplesmente para longe, para nada em especial. Nos dias em que se sentir mais tensa pode até optar por fazer uma massagem de relaxamento, ou qualquer outra actividade que lhe compense em termos de saúde e bem-estar.
Se a sua cabeça lhe estiver neste momento a dizer “não tenho tempo/dinheiro/... para isso”... “pare, escute e olhe”.... relaxe... respire profundamente duas ou três vezes... Pare um momento, este momento, pois o “mundo não foge”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário